visualizações de página

sábado, 19 de janeiro de 2013

O susto antilaico na Câmara Municipal de Sarandi e o corpo estranho na boca do presidente.


Confesso que por um momento me senti na homilia, confesso também que a homilia foi mais longa que a seção. Foi um susto conceber aquela cena inóspita diante do crucifixo pendurado na parede central daquela casa de leis. Confesso que me senti ultrajado, e quando não muito educadamente pediram que todos levantassem para fazer a leitura de um trecho bíblico, o ultraje se transformou numa imposição arbitrária de dogmas cristãos aos presentes. Ora, por que diabos insistem com essa patacoada de entenderem que eu tenho que me submeter a qualquer que seja a religião em uma instituição pública que deveria ser laica?

Ridículos seria uma ótima definição para os vereadores presentes na seção, por que tivemos alguns ausentes caso os caros cidadãos não saibam. Os vereadores entraram mudos e saíram calados, uma afronta a inteligência dos presentes, uma afronta a quem os elegeu para que se posicionassem de preferência em favor da população, vereadores análogos a fantoches inanimados, ocupando lugar de gente que tem voz e conteúdo pra falar. Vereadores tão imbecilizados quanto seus humildes eleitores, que sem cérebro se portam como capatazes dos senhores da cidade.

O oportunismo barato e sujo saltava os olhos em discursos amistosos como o de Nildão, tentando convencer os presentes que atender a reivindicação naquele momento seria prejudicar todos os outros servidores. Até tentou se fazer aberto ao diálogo com a população, engatando um cinismo que mesmo o presidente da câmara resolveu adverti-lo para focar na pauta. Rafael o presidente da câmara, estava com cara de poucos amigos, deve ter sido muito difícil acordar cedo em pleno sábado para seção, se era medo ou mau humor, não ficou muito claro, mas apressou-se em aprovar o que estava em pauta na seção. O que me parece, é que além de imbecilizados, alguns dos vereadores costumam falar com algum corpo estranho na boca, não foi fácil entender os balbucios dos senhores da casa de lei. O fato é que três projetos foram aprovados em poucos minutos, tão rápido quanto a oração inicial, sem qualquer discussão, sem qualquer parecer dos vereadores presentes, como se a função deles fosse a de sair de casa, e aprovar projetos o mais rápido possível, para voltarem a não ter o que fazer. O presidente da câmara finaliza a seção numa velocidade tão grande, quanto o corpo estranho que carrega na boca, que o impede de ter uma boa dicção na hora de falar, se levanta como se tivesse fugindo de algo, e meus caros, não se iludam, ele estava. Os vereadores eleitos e reeleitos fogem da raia não é de hoje. Fingem diplomacia, elegância e ética, como fingem serem cristãos.

Diante de assuntos polêmicos, que afligem ou deveriam afligir toda a população sarandiense, os vereadores se omitem, tratam o assunto com desimportância, como se não lhe dissessem respeito. Como ignorar as condições de precarização e sucateamento da educação no país, agora tão próximas, no próprio município? O descaso com os pilares da dignidade social não vão bem faz muito tempo por aqui, saúde, educação e segurança há muito não dialogam, há muito não recebem atenção real do governo local. Segue a olhos nus, o clientelismo e obras eleitoreiras que já me cansei de mencionar, asfalto, rebaixamento de iluminação pública, “revitalização do centro”, e, no entanto a grande massa ainda não entendeu, ainda não sentiu, e coaduna com o pensamento propagado pelos senhores políticos, que os problemas da administração, não passam de meras acusações infundadas de opositores políticos. Os últimos acontecimentos relacionados a desvio de verba no processo licitatório na educação não foram suficientes para botar na cabeça destes parasitas eleitos que o buraco é mais em baixo. E sabendo dos desvios de verba na educação, logo os professores se lembraram do ínfimo salário que ganham pra sobreviver, das escolas desestruturadas, da falta de professores por conta dos baixos salários e das péssimas condições de trabalho, das mil desculpas para o não reajuste desse salário, e o que fica é uma cara de palhaço, depois de ouvir tantas mentiras, tanto cinismo, colaborando com o caos social em que vive este município. Pois não se enganem, essas condições criadas são as condições que estabelecem a relação com todos os outros ambitos sociais. A falta de educação aqui gera a fala de dignidade ali, e sem dignidade, sem ter o que perder, a violência se inicia logo na adolescência, por isso sobem os índices de violência na cidade, por isso tantos jovens morrendo. Os motivos precedem uma política assassina, predatória, conservadora, cheia de ranços da corrupção, e esta situação não vai ser um caso isolado, como irão alegar. Há de se estender, se as investigações continuarem, se a oposição continuar organizada mobilizando a população. Por isso alguns grupos resolveram se organizar, e escreveram um carta para informar a população sobre o caso. Segue logo abaixo.



Caos na educação de Sarandi

Passamos por um momento difícil em nosso município. Talvez você não saiba mas o índice de avaliação (IDEB) escolar de Sarandi é menor de toda a região. Por que isso ocorre justamente em Sarandi?

Talvez tenhamos algumas respostas: Os professores de nossos municípios recebem os menores salários desta região. Enfrentam dificuldades ainda com a falta de material de trabalho, formação e horas-atividade. Faltam professores para as aulas educação física, artes e para o reforço escolar. Enquanto isso a violência avança dentro de nossas escolas.

Assim, perguntamos, o que nossos representantes estão fazendo para enfrentar esta situação? A educação pública e de qualidade é um direito para todos, porque, então, não ensinamos esportes, artes, leitura, escrita, história, números com qualidade suficiente?

Nos últimos dias o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) aprendeu pelo menos dois empresários do ramo da educação, um funcionário público e o próprio secretário da educação, o conhecido Professor Manuel, ex-vereador e ex-diretor da Escola Estadual Jardim Panorama. A acusação que pesa sobre eles é que estariam envolvidos num esquema de fraude de licitação em que seriam desviados centenas de milhares de reais para os bolsos privados.

Fica fácil, portanto, compreender porque Sarandi possui o menor índice educacional da região, os piores salários dos professores e servidores e porque nossas crianças enfrentam um sistema escolar tão precário.

Receamos que esta seja apenas a ponta do iceberg. Ora, se há desvio de recursos na educação porque não haveria em outras áreas? Como exemplo, podemos citar os problemas na saúde e na qualidade asfalto e na própria falta dele.

Senhores pais, não podemos assistir o futuro de nossos filhos serem assaltados dessa maneira. Vamos nos unir. Precisamos organizar uma grande frente de luta contra a corrupção na educação de nossa cidade e exigir fiscalização de todas as contas públicas. Vamos à luta!

Próxima reunião – terça feira, dia 22/01/2013, Local: Escola Estadual Irmã Antona, 19 horas.





Associação de Moradores do Jardim Independência II e Panorama

Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL)

APP de Luta e Pela Base - Oposição Sindical

CSP CONLUTAS / Oposição sindical Servidores em Luta – Sarandi / Diretório Central dos Estudantes – Gestão Movimente-se UEM / Conselho de Segurança do Município de Sarandi



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedras na janela


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...